SEARCH

Bolo de cacau com courgete / Cacao and zuchinni cake


[Atenção: saltar para a receita se não quer ler melancolias]. Uma semana passou. Muito stress, muita agitação, muitas actividades, muito "andar de um lado para o outro".  Poucas pausas, pouco tempo para mim, pouco tempo 'prá família e 'prós amigos. Há uns dias pus-me a fazer contas à vida, literalmente. Pensando que uma pessoa vive até aos 88 anos, isso equivale a 32120 dias. Quando já criámos números como milhão e milhar de milhão isto é uma loucura e um pouco deprimente, não? Depois pus-me a pensar na comida e como acho que nunca vou fazer 32120 receitas e isso deprime-me. Num mundo perfeito eu levantava-me com o som do galo ao nascer do sol, tomava o pequeno almoço na varanda a ouvir o chilrear dos pássaros e depois ia para a cozinha fazer comida que me enche a alma, tendo todo o tempo do mundo. Mas esse mundo não é o mundo que criámos e eu não posso ir todos os dias para a cozinha. Por isso não vou fazer 32120 receitas, não vou experimentar algo novo todos os dias e vou recorrer muitas vezes às receitas que já fiz. É por isso que volto hoje com um bolo que já é típico, com courgete e cacau, com uma ciência por trás que já se conhece. Avancemos para o bolo para nos esquecermos por momentos deste curto e efémero tempo.


Ingredientes: 

1 1/2 cháv. courgete ralada
1/4 cháv. óleo coco
1 1/2 cchá vinagre de sidra de maçã
1 1/2 cháv. Farinha milho integral
1 1/2 cchá fermento
Pitada de Canela
1/3 cháv. açúcar
6 colheres de chá cacau

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça junte a courgete ralada com o óleo de côcô sólido e misture até o óleo ficar incorporado. Reserve.
Noutra taça junte todos os ingredientes secos e mexa com uma colher para os misturar bem.
Deite a mistura para a outra feita anteriormente e mexa com uma colher até todos os ingredientes estarem incorporados e tiver uma massa espessa, pouco liquida.
Forre uma forma rectangular com papel vegetal e despeje a massa.
Leve ao forno por 25 a 30min. Deixe arrefecer e sirva! Poderá derreter chocolate com um pouco de agua ou leite vegetal e cobrir o bolo com esse creme, como eu fiz. 
Bom apetite!


Recipe in english


Ingredients: 

1 1/2 cup grated zuchinni
1/4 cup coconut oil
1 1/2 tsp apple cider vinegar
1 1/2 cups flour (I used whole corn flour)
1 1/2 tsp baking powder
1/3 cup muscovado sugar
6 tsps cacao powder
Pinch of cinnamon



Preparation:

Preheat the oven to 180ºC.
In a bowl add the grated zucchini with the solid coconut oil and mix until the ingredients are incorporated. Set aside.
In another bowl combine all the dry ingredients and stir with a spoon to mix everything together.
Pour the dry mixture into the wet one and mix with a spoon until all the ingredients are incorporated and you have a dough a bit thick.
Line a pan with baking paper and pour the batter into the pan.
Bake for 25 to 30 minutes. Let it cool and serve! You can melt some chocolate with a little water or vegetable milk and cover the cake with it, as I did.
Enjoy!




Share:

6 comentários :

  1. Mesmo que o tempo seja efémero é fundamental aproveitá-lo tal como ele é :)
    Beijinhos e estou ansiosa por experimentar esta receita!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Mariana, mas quando paro para pensar as vezes fico depressed.. são dias mais blue.
      É muito bom! Vais gostar de certeza! Fica fofinho, a não ser que depois guardes no frigorífico :)
      Beijinho*

      Eliminar
  2. O mais importante é não pensar mas meditar ;) a viagem que fazemos quando meditamos é feita sem tempo ou lugar :) Mas saberia muito bem ter um bolinho assim para comer depois de uma sessão de meditação ;)
    http://www.therasiathecook.blogspot.pt/2015/11/panna-cotta-de-baunilha-com-doce-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é uma dica muito boa Therasia e ando cheia de vontade de a experimentar ;) E claro, bolinho não pode faltar!
      Beijinho*

      Eliminar
  3. Pensar dói como andar à chuva :P Claro que é verdade, mas se pensarmos nisso passamos tempo a pensar em não ter tempo. É bem mais eficaz fazer um bolinho! A textura desse parece o máximo ;)

    ResponderEliminar
  4. Ahaha essa do andar a chuva nunca tinha ouvido :D Claro, um bolinho serve sempre para nos animar :) Estava muito bom! Ainda estou a tentar fazê-lo durar mas acho que hoje tenho de fazer mais um :D
    beijinho*

    ResponderEliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes