SEARCH

Tofu mexido salteado / Scrambled tofu


Há uns dias aconteceu-me um episódio caricato de vegan que só mostra como muitas vezes ser vegan é tramado. 
Tinha planeado ir almoçar às cantinas da minha universidade um prato delicioso: tofu à lagareiro com broa e batata a murro. Só de ler fiquei a babar. Cheguei lá e a fila estava enorme. Não me importei, só sonhava com o meu tofu à lagareiro. A fila ía andando e eu cada vez mais perto do paraíso. Já estava de tabuleiro na mão, pronta a receber o meu prato de tofu quando recebo as palavras “Já não há mais tofu à lagareiro.”. Foi como se estivesse a sonhar e de repente caísse de um prédio bem alto numa realidade cruel sem tofu. Dei meia volta, saí da cantina e fui arranjar outro sitio para almoçar. Prometi a mim mesma que iria fazer um prato delicioso com tofu para compensar o meu estômago destroçado.



Ingredientes:

260g tofu
2 dentes de alho
¼ cebola
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre de sidra
2 colheres de chá de levedura de cerveja
aipo
¼ - 1/2 colher de chá de pimenta preta
1 colher de chá de açafrão



Preparação:

Colocar num tacho o azeite, a cebola lascada, o alhe e o vinagre e deixar cozinhar em lume mínimo até a cebola ficar macia. Entretanto esmague o tofu com um garfo e depois adicione-o ao refogado juntamente com a levedura de cerveja, a pimenta, o açafrão e o aipo (usei duas folhas pequeninas). Mexa tudo, tape e deixe cozinhar por 5min em lume mínimo.
Feito! Sirva com legumes cozidos, arroz, batata a murro, quinoa.. fica bem com qualquer coisa :)


Recipe in english


Ingredients:


260g tofu
2 cloves of garlic
1/4 onion
3 tbsp olive oil
2 tbsp apple cider vinegar
2 tsp barley yeast / nutritional yeast
celery
1/4 - 1/2 tsp black pepper
1 tsp turmeric


Preparation:

Add the olive oil, onion, garlic and vinegar to a pan and let it cook on low heat until the onion is soft. Then add the tofu (mash it with a fork), the yeast, pepper, turmeric and celery (I used 2 small leaves). Stir it all together, cover the pan and let it cook for 5min on low heat.
And then, done! Serve with some boiled veggies, rice, baked potatoes, quinoa.. pretty much anything goes with this :)



Share:

6 comentários :

  1. Isso deve ser tãão chato! Já tinha lido este post há uns dias e por acaso até fiquei a pensar o quão inconveniente será chegar à cantina e ter acabado a única comida que podes comer. Por uns momentos deves ter odiado os não-vegans que convenientemente açambarcaram o teu pratinho vegan porque era tofu à lagareiro nesse dia, não? :P
    De qualquer modo, esse tofu mexido parece-me um prémio de compensação bastante satisfatório! Que maravilha :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha por acaso nem pensei nisso, espero bem que o tofu tenha convencido esses não-vegan a tornarem-se vegan :D
      Este tofu estava divinal, tens de experimentar!

      Eliminar
  2. Adoro Tofu mexido, normalmente coloco também cenoura e curgete raladas. Fica super saboroso, pois refogo tudo e depois coloco o tofu. SEmpre preferi comer seitan ou outro tipo de alternativa,mas assim mexido enche-me as medidas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cenoura e courgete? boa ideia! Tenho de experimentar :)
      Eu adoro seitan e tofu, dá para fazer de imensas maneiras e fica sempre delicioso!
      Beijinho*

      Eliminar
  3. Oi! Não sei de que sítio do país és, mas em Coimbra, nas cantinas da UC também já me aconteceu imensas vezes isso, portanto relaciono-me bastante a essa história infeliz :b
    Mas lá está, o lado bom dos vegans, é que normalmente conseguem olhar de forma positiva para as coisas e neste caso resultou nesta receita que me parece bem deliciosa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom ter alguém que compreende o meu sofrimento ahaha :D
      Ficou mesmo bom o tofu, tens de experimentar!
      Beijinho*

      Eliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes