SEARCH

Bolo mousse de chocolate ou brownie / Chocolate mousse cake or fudgy brownie



Este post tem uma história engraçada.
Nestas semanas muito aconteceu. Muito trabalho para a faculdade, participei num concurso de sobremesas vegetarianas - não ganhei, só em conhecimentos culinários e no buffet de sobremesas predilectas - estive doente por causa da semana académica - parece que chuva torrencial não impede a tradição, um cortejo cheio de cerveja, um desfile de carros alegóricos, ambulâncias, estudantes sóbrios e desequilibrados, de sorrisos e lágrimas - fui aceite numa Universidade Holandesa no programa Erasmus, continuo afogada em trabalho, daqui a um par de semanas já estou de férias e entretanto passaram a existir 98% de probabilidades de já não ir para a Holanda (muito engraçado, anh?). 
Umas semanas muito ocupadas, sem tempo para escrever, para cozinhar, para ler, para parar por uns momentos. Até hoje. Os dias andavam a passar e eu a adiar a publicação de um post no blog, até que estabeleci um limite - não podia deixar passar o mês de Maio em branco. Por isso, hoje trago-vos a receita que não foi escolhida para levar para o concurso. Das duas receitas que experimentei fazer esta foi a que ficou para eu saborear em casa. Quem sabe se não teria ganho? Cá por casa foi receita aprovada e vencedora. E que bem me soube naqueles dias em que estive doente por fazer parte da tradição. E por falar em tradições, a minha mantém-se: celebrar com um bolo de chocolate. É aqui que fica engraçado... Parece que já não vou celebrar as aventuras que me esperavam no país das tulipas, moinhos e marijuana, mas sim afogar as mágoas. Lá vou ter de repetir este bolo.


Ingredientes:

1/2 chávena courgete ralada
1/3 chávena puré de maçã
1 chávena + 2 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de linhaça moída
1/3 chávena de azeite
3/4 chávena de mistura de cacau com chocolate em pó
1 chávena farinha trigo integral
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódia
1/2 chávena de açúcar amarelo
1/2 chávena pepitas chocolate ou chocolate partido


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. 
Numa taça misture os 5 primeiros ingredientes e deixe repousar por 5min. Noutra taça junte os restantes ingredientes e misture bem. Junte a mistura líquida à seca e mexa até tudo ficar bem incorporado.
Forre uma forma com papel vegetal e deite a massa para a forma. Leve ao forno por 25-30min. Retire e deixe arrefecer. No próprio dia vai estar mal cozido e fica um bolo tipo mousse. Se levar ao frigorífico durante 8h pelo menos irá ficar tipo brownie bem denso e com um óptimo sabor. Delicioso das duas formas e perfeito para afogar mágoas.


_______________________________________________________________

Recipe in English


You can choose how you want to eat this piece of heaven: as a chocolate mousse cake or as a fudgy brownie. Either way, it's delicious!

Ingredients:

1/2 cup shredded zuchinni
1/3 cup applesauce
1 cup + 2 tbsp water
3 tbsp flaxmeal
1/3 cup olive oil 
3/4 cup mix of cacao powder and chocolate powder
1 cup whole wheat flour
1/ tsp sea salt
1/2 tsp baking soda
1/2 cup + 2 tbsp brown sugar
1/2 cup mini chocolate chips or chopped chocolate


Preparation:

Pre-heat the oven to 180ºC.
In a large mixing bowl whisk together the first 5 ingredients and let it sit for 5 minutes.
Add the remain ingredients to a separate bowl and mix them together. Pour the wet mixture into the dry one and whisk until it's evenly mixed.
Pour the batter into a pan lined with baking paper and let it bake for 25-30min. Let it cool and the eat it as a chocolate mousse cake or let it sit in the fridge for 8h and eat it as a brownie. Delicious!


Share:

4 comentários :

  1. Andas atarefada! Tenho pena de que já não vás, mas tens tido ótimas experiências entre as quais contas este bolinho de chocolate, pelo que não estás mal de todo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desejosa pelo dolce far niente do verão!
      Em relação à Holanda as coisas mudaram.. next post ;)
      beijinho*

      Eliminar
  2. Sabes que mais? Também era para ter ido de erasmus para a Holanda e não fui à última da hora. Hoje sei que foi o melhor que me aconteceu e que nada acontece por acaso :) Respira fundo e força para tudo o que tens que fazer! ❤️

    Em relação ao bolo... devias estar proibida de mostrar estas fotografias sem me dares uma fatia! ;) Vou ter que experimentar!

    Beijinhos fofinha*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Holanda é um país de sonho para estudar :) Acredito que há males que vêm por bem. No ano passado acabei por não poder ir de erasmus e isso trouxe-me imensas coisas boas. Mas fica sempre o "e se...?". Este ano talvez haja volta a dar, no proximo post falo disso :)
      Temos de combinar um piquenique! :D
      Beijinho grande*

      Eliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes