SEARCH

Tofu à bolonhesa



Isto de não comer carne até está a correr bem, melhor do que ao que esperava. No peixe também já não toco muito, só uma vez por outra. 
Mas... não comer esta comida implica deixar para trás certos pratos que eu adorava como a massa à bolonhesa, lasanha, francesinha (só coisas boas). Foi então que me apercebi que o que eu adorava não era a carne mas sim os condimentos, toda a mistura de especiarias que a minha querida mãe usava, a massa coberta com um belo molho de tomate, a cenoura sempre presente e o "esparguete vermelho" (como eu chamava ao esparguete de tomate quando era criança).
É óbvio que as saudades apertaram e eu decidi que estava na hora de substituir a carne por tofu e fazer uma bolonhesa de tofu. Foi então isto que saiu...



Ingredientes

295gr tofu natural
3 tomates
1 cebola média
1 folha de louro
1 cenoura
3 colheres sopa polpa de tomate
2 colheres de chá de pimentão doce
azeite
sal
salsa (opcional)
pimenta branca
noz moscada
oregãos

Preparação

Começar por cortar o bloco de tofu em cubos pequenos e esmagá-los com um garfo até estarem bem picadinhos.
Numa frigideira, em lume baixo, colocar um fio de azeite e a cebola cortada grosseiramente. De seguida corte os tomates e a cenoura em cubos e adicione-os à cebola. Tape a frigideira e deixe refogar por aprox. 5 minutos.

De seguida adicione a folha de louro, cortada em pedacinhos, o sal, o pimentão doce, a pimenta branca (a gosto) e a noz moscada (a gosto). Deixe refogar por aprox. 3 minutos. Adicione o tofu e envolva tudo muito bem. Refoga por mais 5 minutos e adiciona a polpa de tomate. 

Deixa cozinhar por mais 10 minutos e estará pronto a servir. Sirva com esparguete integral cozido com cenoura e polvilhe com oregãos.
Bom apetite!





Share:

Enviar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes