SEARCH

Brownies de chocolate e batata doce / Chocolate brownies with sweet potato


De pequenino é que se torce o pepino e é bem verdade. Desde cedo que comecei a comer chocolate e quando chegava a hora de decidir o sabor de bolachas, bolos ou sobremesas ia sempre para o chocolate, e ainda vou. Pelo menos nos bolos porque bolachas de canela também têm o seu je ne sais quoi. O chocolate continua a ser a minha perdição, e sabiam que se deve comer chocolate (+ de 70% de cacau) todos os dias? Mais uma razão para eu o escolher. Mas e quando se têm um pacote de chocolate em pó a acabar o prazo? Fazem-se brownies e não se usa açúcar. E quem diria que o resultado podia ser tão bom?
Inspirada nesta receita

Ingredientes:

1 cháv. (250ml) farinha de aveia
3 colheres de sopa de chocolate em pó + 1/2 chávena com: 2 colheres de sopa de cacau bem cheias e o resto chocolate em pó 
2 c. chá de fermento em pó
1 cháv. batata doce esmagada
1/2 cháv com 2 c. de sopa de óleo de côco sólido e o resto com água quente da cozedura da batata
1 1/2 c. chá de vinagre de sidra de maçã
1/2 cháv. + 1/8 cháv. de leite vegetal (usei soja)
1 colher de sopa de sementes de linhaça
Opcional: pepitas de chocolate


Preparação: 

Comece por cozer 3 batatas doces médias. Enquanto a batata coze, junte todos os ingredientes secos numa taça. De seguida pré-aqueça o forno a 200ºC. 
Assim que a batata estiver cozida esmague alguma até ter 1 chávena medida, bem compactada. Coloque a batata noutra taça, juntamente com os ingredientes líquidos e misture tudo até ter uma massa homogénea. 
De seguida, despeje a mistura liquida para a seca e envolva tudo até os ingredientes estarem todos incorporados. Se quiser adicione pepitas ou pedacinhos de chocolate, nozes, avelãs, etc.
Despeje a massa num tabuleiro quadrangular - forrado com papel vegetal - não muito grande para que os brownies não fiquem demasiado baixos. Deixe cozer por 20min. 
Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grade. Corte uma fatia e bom apetite! (Ficam melhores no dia seguinte, arrefecidos durante a noite). 


...............................

Recipe in english


Ingredients:

1 cup oat flour
3 tbsp chocolate powder + 1/2 cup with 2 tbsp of cacao powder and chocolate powder
2 tsp baking powder
1 cup mashed sweet potato
1/2 cup filled with 2 tbsp of solid coconut oil and hot water from cooking the sweet potato
1 1/2 tsp apple cider vinegar
1/2 cup + 1/8 cup vegetable milk (I used soy)
1 tbsp ground flaxseed
Optional: chocolate chips


Preparation:

Start by cooking 3 medium sweet potatoes. While they're cooking, mix all the dry ingredients in a bowl. Once the sweet potato is cooked mash it and measure one cup, packed. 
Add the sweet potato and the liquid ingredients into a bowl and whisk until you have a homogeneous batter. Pour the liquid mixture into the dry one and then mix everything together until everything is nicely incorporated. If you want to, add chocolate chips.
Cover a baking dish with baking paper (a small one so that the brownies won't be too thin) and pour the batter over it.
Bake for 20min. Remove from the oven and let it cool before cutting a slice. 
They get better on the following day, so you could bake them at night. 
Enjoy!



Share:

2 comentários :

  1. É uma ótima solução! Já fiz um brownie de batata-doce, mas no microondas. Ficou bastante bom! Mas esses parecem melhores, tão fofinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No microondas por acaso nunca fiz, tenho de experimentar também :) Estes ficam meeeesmo bons., e no dia seguinte o sabor do cacau ainda sobressai mais e ficam mais "fudgy" :D

      Eliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes