SEARCH

Falafel no forno / Baked falafel


Fazer um texto para esta receita não foi tarefa fácil. Estava sem inspiração e demasiado pessimista para escrever alguma coisa bonita. Até que me lembrei de quem me deu esta receita. Escrever sobre esta pessoa pareceu-me a melhor coisa a fazer, por isso aqui vai. Chamemos-lhe de X. O X já está na terceira idade, mas o seu espírito continua jovem e aventureiro. X faz e dá aulas de tai-chi, faz caminhadas, meditação, mindfulness, agricultura e também viaja. Apesar de estar na terceira idade está sempre ligado ao facebook e ao correio electrónico. Há umas semanas recebi um e-mail de X com várias receitas e uma delas era esta. Com a minha falta de tempo, adiei, adiei, adiei, até que no passado fim de semana fiz falafel para me durar a semana inteira. A receita é uma delícia e só não se come tudo de uma vez com muito controlo psicológico! Neste momento X está no outro lado do mundo, em mais uma das suas viagens, e eu estou no meu cantinho a viajar na cozinha com esta receita que começou no Egipto.


Ingredientes (14 falafels) :

300g grão de bico cozido
1 cenoura (90g)
1/4 cebola (picada)
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
¼ chávena de linhaça moída
coentros frescos a gosto (usei salsa)
1 colher de chá de cominhos e açafrão 
sal e pimenta a gosto

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 190ºC
Num processador de comida, ou com a varinha mágica, triturar todos os ingredientes à excepção dos coentros ou salsa. Assim que todos os ingredientes estiverem triturados e tiver uma massa formada, adicione a salsa e envolva-a na massa. 
Forre um tabuleiro com papel vegetal e vá fazendo bolinhas com a massa e disponha-as no tabuleiro. Se quiser em formato de hambúrguer pode achatá-las.
Leve ao forno por 15min e ao final deste tempo vire o falafel, com cuidado pois ainda está um pouco mole. Deixe assar por mais 15 a 20 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes de servir.
Sugestão: sirva com uma salada e um pão pita ou com legumes cozidos (bróculos, milho, ervilhas) ou com arroz e cogumelos estufados.. As opções são imensas. Bom apetite!


........................

Recipe in English



Ingredients (14falafels):

300g cooked and drained chickpeas
1 carrot (90g)
1/4 onion (chopped)
1 garlic clove
2 tbsp olive oil
1/4 cup grounded flaxseeds
fresh coriander (I used parsley) to taste
1 tsp cumin and turmeric


Preparation:

Pre-heat the oven to 190ºC.
Add all the ingredients, except the parsley, to a food processor or blend them with a hand blend. Blend until a dough forms. Then add the parsley and fold it in.
Line a baking tray with baking paper and start making small balls with the dough and place them in the baking tray. If you want them shaped like hamburgers, press them against the tray.
Bake for 15min and then, carefully flip the falafel. Bake for more 15-20min.  
Let them cool a bit and then serve with whatever you like!
Enjoy!


Share:

4 comentários :

  1. Parece-me uma pessoa interessante e moderna! Assim de repente lembra-me do Morgan do The Walking Dead, não sei se conheces :)
    Esses falafels parecem-me fantástico, tenho de experimentar! :) Nunca provei :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, é uma grande inspiração para mim :D O Morgan não conheço.. já não vejo Walking Dead há muuuuuito tempo.
    São mesmo, mesmo, mesmo bons! Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Olá Inês
    Faço exatamente da mesma forma, no entanto das ultimas vezes tenho substituido o pão ralado por aveia moida e a salsa pelo cebolinho.
    É super pratico, pois podes fazer imensos e depois congelar :)já para não falar que saciam imenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de experimentar fazer dessa forma :D
      Sim, saciam imensooo, é óptimo!

      Eliminar

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes